19/05/2009

O Leitor - Bernhard Schlink

Editor: Edições Asa
N.º Págs.: 144
Categoria: Romance

 
Sinopse:

O mais aclamado romance alemão desde O Perfume.
Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente. Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis.
Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.
Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor é, desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Traduzido em 39 línguas, foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.


A Minha Opinião:
Adorei este livro!
Não me inscrevi nele ao início pois fiquei algo reticente. Depois de ler algumas críticas no site Segredo dos Livros não resisti! Ainda bem pois não me arrependi em nada.
Gostei muito da história, em primeiro lugar porque toca num tema pelo qual tenho especial interesse (O Holocausto), em segundo pela história entre Hannah e Michael. Estas duas personagens vivem uma ligação diferente, muito diferente do que vemos em muitos livros em que é tudo muito cor-de-rosa. Aqui são expostas as preocupações, dúvidas e até culpas de Michael em relação a Hannah e à sociedade pós-guerra e ao passado que carregam após o domínio do III Reich.
Outro aspecto muito interessante que também é retratado em todo o livro é a vergonha/fraqueza. Até onde pode uma pessoa ir para que não seja descoberta uma sua fraqueza?
Escrito de uma forma simples e fluída que nos envolve da primeira à última página.
Fiquei muito curiosa para ver o filme, embora saiba que na maioria das vezes acabo por ficar um pouco desapontada com a versão cinematográfica.



(Obrigada pela oportunidade de participar neste projecto do site "Segredo dos Livros")

4 comentários:

Livros em 2ª Mão disse...

Acabei de ler este livro recentemente e gostei especialmente por me fazer reflectir nalguns aspectos. Fiquei com curiosidade de ver o filme.

Migalhas disse...

E eu ainda não consegui uma aberta para ver o filme... Gostei muito do livro, como sabes S., também porque o Holocausto é um tema que me interessa bastante.
Uma coisa que me chamou a atenção, foi a forma como um livro tão pequeno, tem uma história tão bem escrita que se presta a tantas interpretações diferentes, conforme os pontos da história em que nos quisermos centrar ;)

Betita disse...

Olá :)
Também gostei bastante deste livro!
Vi o filme logo nos dias seguintes e também está muito bom!
Beijinhos

branca de neve disse...

Eu não cohecia este livro e comecei a ouvir falar do filme. A principio queria ver o filme mas o livro nao me atraiu. Agora, depois de ler algumas opiniões,quero mesmo ler o livro e, só depois, ver o filme.