19/04/2011

A Princesa de Gelo - Camilla Lackberg

Editor: Dom Quixote
Edição: 2010
N.º Págs.: 400
ISBN: 9789722041454 
Colecção: Ficção Universal
Categoria: Mistério / Thriller


Sinopse:
De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir. Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…

Sobre a Autora:
Nascida em 1974, Camilla Läckberg licenciou-se na Universidade de Economia de Gotemburgo antes de se mudar para Estocolmo, onde foi economista durante alguns anos. Contudo, um curso sobre escrita criativa de livros policiais despoletou uma mudança drástica de carreira. Foi considerada a escritora sueca do ano em 2004 e 2005, e os seus quatro primeiros livros atingiram o primeiro lugar no top de vendas da Suécia. Actualmente, a autora vive com os dois filhos em Estocolmo. 


A Minha Opinião:
É impressionante como eu sentia falta de ler um bom thriller! Tornou-se evidente quando peguei neste livro!
Já tinha lido várias opiniões e visto vários comentários sobre o mesmo e todos eram muito favoráveis, no entanto, tendo como ícone a grande escritora Agatha Christie, ver a comparação que estava na capa do livro colocou-me, de alguma forma, à defesa.
Estava redondamente enganada!
 
No início do livro somos transportados para a ocorrência de um homicídio que inicialmente é visto como um suicídio. Erica, é transportada para esta trama sem muito bem se aperceber porquê, mas a sua curiosidade  natural de escritora lança-a numa busca por mais informações e, principalmente, pelos "porquê" subjacentes.
Ao longo do desenrolar da história, tanto Erica como Patrik vão descobrindo pistas que os levam a ir tecendo teorias sobre o que realmente aconteceu. Estas pistas não são apresentadas ao leitor directamente, o que nos aguça ainda mais a curiosidade. Sabemos como eles as obtêm, no entanto, o seu conteúdo é sempre revelado mais à frente, deixando-nos perplexos sobre as ligações que estas têm com vários habitantes da aldeia (cidadezinha).
Todos parecem suspeitos, todos têm algo a esconder.
Como é que o leitor consegue resistir a isto?
Eu não resisto! 
Cada dia que passava tinha de ler sempre mais e mais um pouco. Custava-me ter de fechar o livro e não saber ainda tudo. Muitas conjecturas sobre o motivo e identidade do assassino passaram pela minha cabeça. Quanto mais sabia mais possibilidades se apresentavam. Escusado será dizer que, como boa apreciadora de livros de mistério, apostei em alguém como sendo o assassino. Como me enganei......
 
Não é isto que todos os apreciadores de bons livros de mistério, gostam? Uma intriga psicológica que está em constante mudança mas que no fundo tem o seu fio condutor. Tudo tem a sua explicação, mas nós não sabemos logo qual é. Por isso, como podemos deixar de ler algo que nos pede: mais, mais e mais? Impossível!
 
Já tenho o segundo livro desta autora (Gritos do Passado) e espero, em breve, adquirir o terceiro (Teia de Cinzas). Uma autora que vai estar sempre debaixo de olho!

Classificação: 10  (0 a 10)

3 comentários:

Ana disse...

A Filipa é fã desta autora!

BiblioMigalhas disse...

Sabe tão bem quando se encontra um livro assim que nos faz ganhar novo fôlego pelas leituras :)
Também fiquei fã desta autora, nham, nham :D

Sofia disse...

Eu idem, aspas, aspas! :D
Já cá tenho comigo o 3º livro dela e espero que venham muitos mais! ;)
Como sabe bem encontrar autores que nos provocam estas sensações! Até as outras leituras acabam por fluir melhor depois desta lufada de ar fresco!!! :))