17/05/2011

Divulgação - "O Mistério das Coisas Erradas" de Fátima Marinho

Autor: Fátima Marinho
Editor: Alphabetum Edições Literárias
Prefácio: Margarida Pinto Correia
Revisão: Fernando Dias Antunes
Ilustração: Bibiana Grave
Preço: 17,00 euros (15,45 euros no site)

Direitos autorais revertem para a Fundação do Gil.

Excerto:
"Foi encontrado pela polícia, que o pai chamou depois de esperar infindáveis horas com o olhar perdido na porta que servia a casa. Estava roxo e coberto de excrementos. Tolhido no medo que só noites de fome e abandono sabem escrever na pele... Foi de exaltação e júbilo o salto que deu, ao perceber que os seus traços eram semelhantes aos dos colegas, e que era capaz de reconhecer os sons com que se construíam as palavras. Aprendeu numa semana o que os colegas aprenderam num mês e destruiu assim a suspeita da sua incapacidade. O Rui resistiu ao abandono da mãe, à fome, ao frio e à dor. Resistiu também ao rótulo de deficiente que a bonomia e a pacatez, servindo hipoteticamente as melhores causas, alimentam. Conheci, por acaso, o milagre de resiliência operado pelo Rui e descobri que, às vezes, a fraqueza cresce e fica forte."
Excerto da crónica «Às vezes, a fraqueza cresce e fica forte» de «O Mistério as Coisas Erradas», de Fátima Marinho.

A crónica serve de mote para os relatos fiéis cuja crueldade e, às vezes, a ternura ferem até as palavras. «O Mistério das Coisas Erradas», a segunda obra literária de Fátima Marinho e da Alphabetum Edições Literárias, conta memórias de infância captadas pela surpresa de quem guarda muitas crianças por dentro e à flor da pele. A autora inspira-se nos 22 anos como professora e pela sua experiência em Educação Comunitária para estas crónicas. Assim, o quotidiano escolar serve de chão ao desafio de espreitar o mundo da meninice. Tal como aconteceu com a sua primeira obra, «À Procura de Um Lugar», cujas receitas revertem para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, os direitos autorais de «O Mistério das Coisas Erradas» serão entregues à Fundação do Gil, cuja administradora executiva, Margarida Pinto Correia, é a autora do prefácio.

Fátima Marinho junta-se à Fundação do Gil com «O Mistério das Coisas Erradas», um mistério que também nos trespassa, um pressuposto igualmente comum na melhoria da vida de todas as crianças. Sensibilidade e profundidade. A inspiração, bem como realidades menos felizes, são alguns dos ingredientes constantes na obra de Fátima Marinho. Aprendemos a olhar para o lado menos risonho, dando-nos conta da necessidade de reinventar apoios e atenção permanentes às crianças, para podermos um dia fazê-las olhar para o lado mais colorido da vida”, observa Margarida Pinto Correia.

Já para Daniel Sampaio, psiquiatra, “o livro revela uma preocupação solidária com os direitos das crianças doentes ou sem meio familiar adequado que merece toda a nossa atenção. Escrito com rara sensibilidade por Fátima Marinho, alerta para a necessidade de medidas permanentemente de apoio à criança, nem sempre equacionadas entre nós como prioritárias”.
 
De salientar que
Fátima Marinho é ainda coautora dos manuais escolares «Magia do Saber», da Livraria Arnado (Grupo Porto Editora).



Sobre a Autora:
Fátima Marinho nasceu em Cuba, Alentejo, em 1966, mas tem como terras adoptivas Cabeceiras de Basto e Braga. Na capital do Minho, completou o ensino secundário e prosseguiu estudos superiores. É especializada em Educação Comunitária. Pós-graduada em Formação Psicológica de Professores e Mestre em Educação Especial. Enquanto professora e formadora de professores efectuou comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais sobre temas relacionados com Educação Especial, Motivação e Aprendizagem e Problemas de Comportamento em Contexto Escolar. É co-autora da colecção de manuais escolares «Magia do Saber» e autora do livro ««À Procura de Um Lugar».


O site da autora literária Fátima Marinho (www.fatimamarinho.com), lançado recentemente, distingue-se por ser acessível a pessoas de várias origens ou com incapacidades auditivas e/ou visuais. Com conteúdos em seis idiomas (português, castelhano, francês, inglês, italiano e alemão) e convertidos em ficheiros áudio nas mesmas línguas, a autora pretende chegar a todos os públicos, aproximando-se dos leitores.

0 comentários: