22/06/2010

O Silêncio dos Teus Olhos - Hugo Girão

Editor: Fronteira do Caos Editores
N.º Págs.: 110
ISBN:  9789898070326
Categoria: Romance


Sinopse:
O Silêncio dos Teus Olhos é uma homenagem às mulheres e um hino à vida. Um livro intimista e de grande intensidade, em que o autor explora com elegância e mestria, sentimentos e sensações que nos encantam, comovem e fazem pensar. 

Excerto:

«O silêncio dos teus olhos... Os teus olhos, que eu tanto admirava, não falavam comigo….
– “Sabes... Tenho saudades daqueles tempos em que as palavras não precisavam de ensaio... Tanto tempo perdido em guerras que agora não importam absolutamente nada... Eu tinha tanta coisa para te dizer... Tu não me ouvias... Eu não te queria ouvir porque dizias tanta coisa da boca para fora... Quando falavas daquele modo abrias feridas incuráveis. Nenhum de nós tinha razão... Agora apenas oiço o barulho destas malditas máquinas que te mantêm com vida... Agora apenas consigo ouvir o som do teu silêncio...
Gostaria de ouvir a tua voz, nem que fosse para... Somente gostaria de voltar a ouvir a tua voz!”
Sentei-me ao teu lado e agarrei a tua mão à espera de uma resposta...» 


A Minha Opinião:
Ao ler a sinopse deste livro não sabia o que esperar. Inicialmente, pensei num romance como já li tantos outros e, só quando comecei a ler esta narrativa verifiquei que estava perante algo mais íntimo e pessoal.

Esta é a história de um casal dos nossos dias, com todos os problemas e questões relacionadas com a expressão/não expressão das emoções e sentimentos que nos assaltam tantas vezes mas que não sabemos verbalizar. 
A diferença desta narrativa reside no facto de esta ser contada sob a perspectiva masculina, o que torna ainda mais interessante a sua leitura.

Acontecimentos inesperados que vão surgindo ao longo da história deixaram-me surpresa. Mas, no final de contas, a vida é isto mesmo: uma sucessão de encontros e desencontros que podem alterar a nossa vida de um dia para o outro.

Este relato está escrito de forma tão íntima e pessoal que quando estamos a ler sentimos de facto a felicidade, a dor, a angústia que o protagonista sente nos acontecimentos que vive, nas experiências por que passa e em todos os pensamentos que o assaltam. Sei que, em certas partes do livro, cheguei a sentir um arrepio, tal foi a forma como fui tocada por esta simples e singela história que acaba por ser mais complexa e uma bela lição de vida, amor e amizade.

Os meus parabéns por este livro!
Foi de facto um prazer enorme conhecer este novo escritor e um dos seus livros!
Já tenho em lista de espera um livro anterior "Silêncio das Almas" e fico a aguardar por mais novidades.

Para quem queira saber mais sobre Hugo Girão e a sua obra, segue o link do seu blogue:

3 comentários:

Ana Isabel Pedroso disse...

Olá!

A tua opinião é mais uma das excelentes opiniões que já li sobre este livro!

Agora estou mesmo muito curiosa em ler este livro :)

Bjs!!

Sofia disse...

Para a semana envio-te o livro e vais poder satisfazer a curiosidade e confirmar o que todos dizemos, amiga!

Bjs!

cris disse...

Tenho mesmo que ler este livro! Já li algumas opiniões e são todas positivas...
Dá uma espreitadela no meu blog e comenta-o:
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
Boas leituras!