21/05/2010

Para Além da Razão - L. C. Lavado

N.º Págs.:301
Ano:  2008
Categoria: Romance Histórico


Sinopse:


Herdada ao longo de gerações, e aperfeiçoada por cada uma delas, a Quinta do Lago apaixonava todos aqueles que um dia tinham tido o privilégio de a conhece.
A história nascida da memória dos camponeses, contava que o mais antigo antepassado dos Vaz se havia apaixonado de tal forma pelo lago de águas verdes e azuis que dava o seu nome à Quinta, que o seu amor lhe invadiu o sangue, continuando a viver até hoje nos seus descendentes.
Acreditava-se que, algures no tempo, o encantamento virou maldição, pois de forma inexplicável, restava sempre apenas um herdeiro no momento da morte do pai.
As diferentes versões que sobreviveram na memória perpétua do povo, dividiam-se entre aqueles que acreditavam na lenda e aqueles que acreditavam que era apenas o percurso normal da vida de uma família.
No Alentejo profundo, uma nova geração de Vaz nasceu e com ela continua a história da Quinta do Lago.
Maldição ou Destino?


A Minha Opinião:


Simplesmente, adorei!!!
Conheci esta autora através de uma grande amiga minha que me aconselhou a ler este livro. Posso dizer que foi um óptimo conselho este!
Quando iniciei a leitura deste livro pensei que se tratasse de mais um romance com uma história leve, apesar da sinopse falar em maldição.
No decorrer dos desenvolvimentos comecei a embrenhar-me de tal modo nesta família, nas suas vidas que me parecia impossível passar sem elas um dia.
O modo como este livro está escrito, faz-nos quase visualizar os lugares, as pessoas e, até mesmos as emoções que os acompanham e esquecer alguns erros que possam aparecer no texto.
Para o final do livro estavam guardadas algumas surpresas, que fizeram com que ontem ficasse até à 1h para terminar de ler o livro.
Foi com algum sentimento de saudade que deixei as personagens e ainda hoje parece que tenho toda a história de António Vaz, Alexandre e Clara na minha cabeça.
Poderei dizer que esta história tem um misto de dois livros que adorei: "Os Maias" e "O Monte dos Vendavais". Acho que só isso fala por si!

Tenho pena que autores como estes ainda não consigam ter uma editora que os acolha pois, são talentos que não ficam atrás de muitos outros que fazem enorme sucesso tanto em Portugal como no Estrangeiro.

Agora gostaria de deixar aqui um desafio a esta grande escritora: E que tal uma continuação da história da família Vaz? Da Ana?

Já tenho em mente ler mais livros desta autora.

Deixo aqui o seu site onde podem visualizar a sua bibliografia (que já não é pouca) e saber mais sobre L. C. Lavado.

Site Autora  

1 comentários:

Brikebrok disse...

obrigada pela dica !